Créditos: Ricardo Matsukawa

A essência da Educação Financeira

O valor por trás do dinheiro

Antes ainda de se falar em dinheiro ou mesmo moeda, o homem supria suas necessidades usando o sistema de troca. Esse formato de escambo perdurou por séculos e dele surgiram diversas nomenclaturas financeiras, inclusive o termo salário, derivado dos pagamentos envolvendo quantidades de sal.

Porém, a moeda como conhecemos atualmente só foi criada no século VII a.C. Ela surgiu na Turquia em formato metálico, por meio da cunhagem a martelo, na qual os signos monetários representavam certo valor de acordo com o metal empregado.

No mesmo século, também ocorreu a elaboração das primeiras cédulas na China. Elas eram confeccionadas com cascas de amoreira e, pelo fato de serem muito leves, eram chamadas de “dinheiro voador”.

O dinheiro permeia o nosso cotidiano e a nossa história, seja ele na forma de gastos seja na forma de ganhos. Consequentemente, todas as sociedades modernas acabam baseando suas relações na circulação desse capital.

Atualmente, a independência financeira é o sonho de quase todos. É um desejo em comum alcançar uma vida confortável e que garanta um futuro bem-sucedido. E alcançar este ideal passa por ter um convívio saudável com o dinheiro – aí é que entra a Educação Financeira.

Quem consegue aprender sobre o próprio ambiente financeiro acaba sendo mais consciente com o seu orçamento pessoal e mais responsável com investimentos e gastos. A mudança de mentalidade é fundamental para atribuir o impulsionamento econômico desde a mesada até os salários e dividendos.

O conceito de Educação Financeira é basicamente como o usuário compreende o mundo ao redor do dinheiro e como utiliza as ferramentas para lidar com ele. O processo de aprendizagem financeira é capaz de transformar seus hábitos e desejos, sempre considerando seus objetivos de vida. E quanto mais cedo ele começar, melhor será para a formação do cidadão.

O cotidiano profissional e pessoal cobra de forma constante esse conceito e a escola se mostra como um agente essencial na Educação Financeira, já que quando o aluno é jovem, a assimilação de conhecimento e o raciocínio lógico estão maximizados. E ele está apto a escrever a sua história.

Colégio Domus

Por esse motivo, o Colégio Domus trabalha a Educação Financeira em sala de aula, fornecendo argumentos e debates para a relação entre o aluno e o dinheiro. O objetivo é abordar de forma prática e intuitiva as dez competências dessa disciplina, dando a devida importância às suas dimensões espaciais e temporais.

Dentre os conceitos atribuídos podemos destacar planejamento financeiro, empreendedorismo, projeto de vida e economia e organização. Todos eles auxiliam diretamente no desenvolvimento do jovem e uma visão ampla de planejamento em múltiplas dimensões: pessoal, familiar e profissional.

Tô no Domus. Tô no mundo.

Redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/colegiodomusoficial/