Aprendendo a debater
A luta de palavras
A forma de argumentar sobre conceitos e opiniões sempre regrou o mundo. Desde os tempos antigos, quando os debates públicos eram realizados para instaurar as normas vigentes na sociedade, o poder da argumentação tem o seu valor devidamente apropriado.
Um debate serve para esclarecer questões diversas, refutar teorias, verificar a validade de um conceito, buscar novos caminhos para um mesmo objetivo, treinar a oratória, enfim, a força por trás de um debate move pensamentos.
O debate pode estar presente em um encontro entre dois amigos ou em um plenário político; pode demorar minutos, dias, meses, décadas e até séculos. Estamos, a todo momento, argumentando e contra-argumentando sobre os mais variados assuntos. A argumentação é quase que um ser livre e constante, presente no tempo e espaço humano.
Um dos ambientes comuns à fertilização do debate é a escola. É lá que crianças e jovens começam a construir suas opiniões, ganham espaço para conhecer outros pontos de vista e aprendem, com a ajuda dos professores, a respeitar pensamentos que divergem dos seus.
Colégio Domus
Com o intuito de desenvolver um cenário propício para a argumentação saudável, o Colégio Domus desenvolve debates e atividades com o foco na expressão enriquecedora de ideias e na discussão fundamentada de temas e assuntos de relevância social.
O objetivo final é auxiliar o crescimento dos alunos e o seu pensamento crítico. A capacidade criativa e emocional, se for construída de forma competente, pode atingir níveis que irão fazer a diferença no futuro do jovem.
Tais atividades acontecem, sobretudo, nas aulas de Geografia, Redação, Literatura, História, Filosofia e Sociologia, Projeto de Vida e, também, é claro, nas aulas de Debates Contemporâneos, disciplina constante na grade do Ensino Médio.
Um exemplo dos nossos projetos foi o debate promovido entre os alunos do 9º ano e da 1ª série do Ensino Médio sobre a prática do homeschooling (ensino domiciliar), que aconteceu no mês de junho.
Os temas apresentados colocavam em pauta reflexões sobre os prós e contras desse método de aprendizado, além de expor a verdadeira opinião do aluno sobre a eficácia dessa metodologia.
A atividade gerou respeito à opinião alheia e provou que, no campo das ideias, tudo é flexível.
Tô no Domus. Tô no mundo!
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