Aprendizagem 360° em salas de aulas diferentes
O porquê de quebrar a rotina
Na escola, vivemos a fase de maiores descobertas das nossas vidas. Tudo desperta a curiosidade e são muitas as distrações que desviam o foco do aluno, sobretudo na era das redes sociais. Celulares, colegas, dúvidas e pensamentos fazem com que a atenção seja multifocal na hora das aulas. Principalmente se pensarmos em uma sala de aula sem participação ativa e interação de estudantes e professores.
Com o objetivo de buscar o engajamento do aluno, muitas escolas estão pensando fora da caixa, para oferecer experiências de ensino totalmente interativas e tridimensionais. Com apelo sensorial, auxílio tecnológico, estudos de campo e trocas ricas, a aprendizagem vem deixando de ser apenas unilateral, tendo em vista a importância de cativar o estudante e envolvê-lo na disciplina que está sendo ensinada.
Por isso, é importante quebrar a rotina para promover maior iniciativa, participação e comprometimento dos jovens. Quer saber como? Vem com a gente!
A herança da pandemia
Nos últimos dois anos, nos vimos isolados dentro de casa, adaptando nossas rotinas para o modelo remoto. O ensino a distância (EaD) surgiu como forma de crianças e adolescentes manterem a aprendizagem, mesmo estando fora do mesmo espaço físico.
No entanto, as barreiras virtuais afetaram a socialização de muitos estudantes, tal como seu desejo de argumentar e contribuir com os professores. Em reuniões de vídeo e aulas gravadas, o contato e troca interpessoal foi reduzido. Além disso, a distância abriu margem para mais distrações.
Nesse momento de retorno, todos estão buscando novas experiências. É aí que entram as atividades diversificadas, para todos os tipos de inteligência.
Benefícios de um estudo diversificado
Um estudo plural, interdisciplinar e que instigue o aluno a desenvolver seu pensamento crítico é fundamental nos dias de hoje. Por isso, muitas famílias buscam por escolas que ofereçam uma aprendizagem integral e completa, do tipo 360º.
Conheça os benefícios que o estudo diversificado oferece:
- Desenvolvimento de diferentes habilidades e competências;
- Participação ativa do aluno;
- Troca de conhecimentos entre os colegas;
- Debates;
- Sentimento de pertencimento;
- Maior interesse da turma;
- Diversão.
Por dentro do Colégio Domus
No Colégio Domus, o aluno é constantemente estimulado a participar de novas atividades. Com professores criativos e ambientes capacitados, a escola incentiva seu estudante a ser curioso e aprender dentro e fora de sala de aula como tradicionalmente a conhecemos.
Inovar sempre esteve no DNA do Domus. Alguns exemplos de projetos que o Domus oferece são:
- Sala Montessoriana: um espaço calmo e bem organizado, dedicado ao desenvolvimento da criança. O objetivo do ambiente é incentivar o aluno a descobrir, explorar e experimentar os materiais usados. Ou seja, ele vivencia as experiências para aprender com seus erros e acertos. Nela, o aluno é livre para escolher e trabalhar no seu próprio ritmo. Assim, no processo de aprendizagem, a criança desenvolve sua potencialidade e melhora o seu conhecimento sobre o mundo ao seu redor.
- Sala de Descompressão: um espaço no qual os nossos alunos podem se encontrar com os amigos para conversar, descansar e clarear a mente antes de retornar para os estudos. O objetivo dessa sala é motivar o aluno para que ele, descansado, melhore o seu desempenho e aprendizado.
- Sala Maker: um espaço onde a imaginação não tem limites e os alunos dão novas finalidades para materiais do dia a dia. Um exemplo foi a atividade realizada pelo professor de Física, Fernando, com a turma do 9º ano. Usando apenas uma furadeira, um CD, barbante e lixa, os alunos construíram um “cesto” para a demonstração da força centrípeta.
Além disso, o colégio oferece aprendizagem por meio da gamificação, oficinas, dias temáticos e muito mais. Aqui, no Domus, seu filho desenvolve sua criatividade e sua autonomia de forma integral.
Tô no Domus. Tô no mundo!
Redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/colegiodomusoficial/
Leave a Comment