Créditos: Ricardo Matsukawa

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens

A qualidade faz a diferença

O universo dos jovens está em constante movimento. Eles têm a capacidade de inovar a maneira de pensar da sociedade e de moldar as culturas das próximas gerações. Os tabus e as barreiras sociais são obstáculos encarados pelos jovens desde épocas remotas e são fatores passíveis de quebra para o pensamento jovial.

Em 15 de julho, comemorou-se o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens. Essa data foi escolhida pela ONU em 2014 para ressaltar a importância de investir na formação dos jovens e atender às suas necessidades diversas, levando sempre em consideração os desafios profissionais existentes no mundo, como o desemprego.

A celebração dessa data envolve a ideia de absorver mais e mais jovens no mercado de trabalho por meio de projetos diversos, incluindo a área educacional. Esse movimento ocorre pela mobilização das pessoas no momento de valorizar as competências da juventude e garantir que o investimento no ensino de qualidade afete diretamente na redução da pobreza, entre outros aspectos positivos.

A qualidade do ensino evoluiu dia após dia e as janelas de oportunidade são melhores do que no passado. A demanda por diferenciais competitivos se ratificou e hoje são valorizadas não apenas as habilidades ligadas às disciplinas escolares, mas a formação emocional e humana do jovem. Algumas características que antes eram destaque, hoje se mostram básicas, como o Inglês fluente.

O jovem é o futuro do nosso planeta e a educação tem uma participação essencial para prepará-lo – de forma integral – para assumir essa responsabilidade.

O investimento na educação de qualidade e na formação dos jovens faz parte das atividades e projetos desenvolvidos no Colégio Domus. Buscamos contribuir na construção do futuro dos nossos alunos tanto em sala de aula, com a competência e qualificação dos professores e a infraestrutura física, quanto nas atividades Extracurriculares, que preparam as habilidades específicas do jovem conversando sempre com o objetivo final de desenvolvimento.

Exemplo disso é o uso da tecnologia e da gamificação para adequar o estudante às necessidades atuais do mercado. Outro projeto que é aplicado como diferencial é a formação bilíngue dos alunos, que auxilia na sua comunicação futura – pessoal e profissional.

Além disso, no Domus incentivamos o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, do pensamento coletivo e da autoestima do aluno. Habilidades imprescindíveis para a formação de um jovem cidadão.