Créditos: Ricardo Matsukawa

Educação Infantil: quando tudo começa

A origem do aprendizado

A origem de todo ensinamento emanado para uma criança começa na Educação Infantil. Ela representa tanto impacto na criação infantojuvenil que tem até uma data própria: dia 25 de agosto. 

É nessa fase que começa a estruturação das principais áreas de desenvolvimento de um indivíduo: a física, a cognitiva, a social e a emocional. 

Além disso, durante esse período, as experiências fora do ambiente familiar auxiliam no desenvolvimento da identidade e personalidade do jovem. As atitudes tomadas no cotidiano acabam estimulando a autonomia, a criatividade e o convívio com as diferenças. Pequenas atividades, como brincar com os amigos, já servem como combustível para o futuro infantil.

Essa etapa escolar atende crianças entre 0 e 6 anos e serve de base para o crescimento do cérebro nos primeiros anos de vida do jovem. Significa, na maioria das vezes, a separação dos seus vínculos afetivos familiares para uma situação de ensino e socialização estruturados, sendo o cuidar e o educar duas instâncias indissociáveis nesta etapa da escolaridade.

A Educação Infantil não é apenas um local que serve para o lazer ou para suavizar a vida dos responsáveis trabalhadores, ela demonstra uma conquista de novas competências a partir de projetos e atividades que determinam as necessidades e desejos de cada ser humano. Todos somos diferentes, porém é necessário aprender a conviver em sociedade.

Colégio Domus

O objetivo principal do Domus é desenvolver um espaço de acolhimento e segurança para o aluno. Toda descoberta e troca afetiva auxilia em um aspecto do aprendizado final. 

A compreensão do mundo e todos os seus debates chegam de forma criativa e divertida para os nossos alunos. Cada interação gera um novo significado e cada relação gera um novo olhar sobre o conhecimento. Por meio da aplicação da Metodologia Montessoriana, sabemos que o aluno é único e todas as suas necessidades merecem o devido respeito e atenção.

Estímulos e conteúdos são propostos, constantemente, por meio de atividades lúdicas, artísticas e culturais, adaptadas a cada fase da criança. 

As crianças até os 2 anos de idade, por exemplo, têm um espaço – NIDO – adaptado para o seu desenvolvimento físico e intelectual. E contam com profissionais que trabalham para estimular as emoções, a inteligência e a capacidade motora, respeitando o tempo de cada uma.

Além desse diferencial, o Domus apresenta diversos outros espaços e projetos que contemplam o universo da Educação Infantil:

• Sala de Música, com professores especializados;

• Brinquedoteca;

• Sala Maker;

• Sala Multimídia;

• Berçários: dois amplos ambientes para atender dos 4 meses até o andar com bom equilíbrio estático e dinâmico;

• Lactário;

• Educação Ambiental;

• Espaço exclusivo para Educação Infantil, com parques que atendem às diferentes faixas etárias e suas especificidades de aprendizagem;

• Informática relacionada com os conteúdos pedagógicos;

• Culinária;

• Horário estendido nos dois períodos (Integral e Intermediário) com vivências em inglês.

Tô no Domus. Tô no mundo!

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/colegiodomusoficial/Facebook: https://www.facebook.com/colegiodomus?fref=ts

Leave a Comment