Créditos: Ricardo Matsukawa

O inglês no ensino é fundamental

O novo básico

O Inglês começou a se solidificar como uma língua global em meados do século XX, com a transformação dos Estados Unidos em uma superpotência econômica e política. Atualmente a língua é o primeiro idioma em mais de oito países.

A crescente globalização do mundo gerou a necessidade de uma linguagem capaz de conectar um número ainda maior de pessoas e transformou o Inglês em uma comunicação considerada básica para transações internacionais. O domínio dessa língua, portanto, significa o desenvolvimento constante nos âmbitos profissional, pessoal e cultural.

No aspecto profissional, ele se tornou um atributo essencial para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. De diferencial, passou quase que a ser um item obrigatório nos processos de seleção, já que muitas portas acabam se abrindo para aqueles que conseguem se comunicar ou realizar projetos com empresas e pessoas de outros países.

Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, o acesso à informação também se transforma em algo mais simplificado à medida que o usuário consegue ler, escrever ou escutar algo em Inglês. Ele se tornou a língua dos desejos e vontades, basta observarmos o cinema mundial, a informática, os esportes, a culinária, o turismo… todos eles giram em torno desse idioma.

A influência cultural no vocabulário também é um ponto importante. Muitas palavras que fazem parte do nosso dia a dia são originárias do Inglês: baby, fast food, hot dog, show, light, diet, rock, pop, happy hour, e por aí vai. Além disso, consumimos muitos produtos e marcas da indústria norte-americana, como filmes, roupas, sapatos, músicas, livros, entre tantos outros. É uma cultura que nos influencia diariamente e, por meio do estudo desse idioma, conseguimos nos manter atualizados em todos os aspectos.

Atualmente, a língua inglesa deixou de ser um privilégio. Ela se tornou uma necessidade básica não só do mercado profissional, mas também do nosso cotidiano social.

Inglês no Domus

O Inglês no Colégio Domus está incorporado à grade curricular desde a Educação Infantil. As aulas são ministradas exclusivamente nesse idioma. É importante iniciar cedo, já que nos primeiros anos de aprendizado o aluno estará mais apto para estudar um novo idioma de forma leve e produtiva.

Além disso, o aparelho fonador dos pequenos ainda está em formação, portanto eles apresentam maior capacidade de reproduzir sons e atribuir fonemas de forma exímia, gerando dessa forma uma pronúncia ideal.

O Inglês, de forma geral, estimula a concentração, o raciocínio lógico, as funções cognitivas, além de impulsionar a autoestima, a criatividade e a produtividade, ou seja, o processo de aprendizado alcança benefícios para o desenvolvimento completo de um ser humano e como ele se comporta no ambiente coletivo.

É válido lembrar que todas as aulas em Inglês são vistas como uma oportunidade para a transformação do mundo e da vida dos estudantes, permitindo que eles busquem os seus papéis quanto agentes da mudança, sempre levando em consideração as necessidades e demandas atuais. A forma como ocorrem as abordagens da matéria em questão varia de acordo com o desenvolvimento de cada ano escolar, sempre buscando o melhor para os alunos.

Lembre-se: você prepara o seu filho para o mundo!