A literatura abre portas
O papel dos livros para enriquecer o repertório dos estudantes
Um livro é um convite para explorar novos universos. Conhecer narrativas, personagens e histórias totalmente diferentes das que vivemos, e que permitem que o leitor viaje sem sair do lugar. Sobretudo quando falamos de crianças e adolescentes, que possuem uma mente ainda mais criativa, toda a experiência se enriquece.
Seja como forma de expandir o vocabulário, exercitar a imaginação ou inserir o hábito na vida dos pequenos, a leitura deve fazer parte da rotina dos alunos desde antes de sua alfabetização, com apoio da família e da escola. Ler um livro antes de dormir, contar histórias e promover atividades lúdicas como teatrinhos são uma ótima forma de incentivar o mundo da leitura e suas infinitas possibilidades.
Os benefícios da leitura
Ao longo de seu desenvolvimento, a literatura é uma forte aliada da educação socioemocional de crianças e adolescentes. A leitura adequada, com ajuda dos responsáveis, além de contribuir para o desenvolvimento criativo, também colabora com a criação de laços e memórias entre pais e filhos.
Os livros também ajudam a criança a entender e a lidar melhor com suas emoções, contribuem para o desenvolvimento da linguagem, desenvolvem a atenção, exercitam o raciocínio lógico, estimulam a memória e compreensão, e desenvolvem conhecimento de mundo, inserindo a criança em realidades diferentes da sua.
Por meio de histórias, os pequenos ficam imersos em narrativas que trazem muitas lições importantes. É o caso das fábulas, por exemplo, que sempre trazem uma moral no final. O mesmo ocorre nos contos de fadas, na literatura infantojuvenil e até mesmo nos gibis, que são a porta de entrada de muitos pequenos para o mundo da leitura.
O importante é dar liberdade para que a criança explore seus gostos e se torne leitora, conhecendo suas preferências e interesses ao longo do tempo.
Colégio Domus: formando jovens leitores
No colégio Domus, os livros têm uma presença marcante na vida, na descoberta do conhecimento e na formação integral de nossos alunos. Além de promovermos a leitura de maneira completa, lúdica e interdisciplinar, nossa escola oferece projetos totalmente voltados para o mundo dos livros e da literatura, tornando a proximidade dos alunos ainda maior.
Um deles é o Projeto Leitor-Escritor, em que incentivamos o hábito da leitura e também da criação literária no nosso Fundamental Anos Iniciais.
O impacto da leitura e da escrita serem altamente valorizados na escola são os excelentes resultados que nossos alunos apresentam nos vestibulares. Este ano, atingimos resultados impressionantes, com notas como 900, 940 e 960 na redação do ENEM.
Tô no Domus, tô no mundo.
Redes sociais:
Leave a Comment