A moradia é de todos

Sustentabilidade na sala de aula

No começo da história o equilíbrio entre os recursos ambientais e a necessidade humana ocorria de forma natural, já que não passava pela mente do homo sapiens obter vantagens financeiras na exploração do meio em que habita. Usava-se o necessário para a sobrevivência.

Porém, com o passar do tempo, o homem começou a enxergar nos recursos naturais uma fonte plural de benefícios, incluindo infelizmente o exclusivamente financeiro. Por esse motivo, o planeta em que vivemos passou a sofrer as consequências da irresponsabilidade e do desequilíbrio natural.

A sustentabilidade foi criada como forma de combate para esse desequilíbrio natural, ou seja, ela procura valorizar o meio ambiente e preservar os seus recursos. Além disso, prega o uso racional de tudo que há no planeta.

Em 1972, o conceito de sustentabilidade apareceu oficialmente e foi tratado com seriedade durante a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, convocada pela ONU.

Foi a primeira vez em uma escala global em que os governos se depararam com dados sobre o consumo desenfreado e a exploração ambiental, bem como com demonstrações das consequências na saúde não do planeta e na da raça humana.

Após a conferência, o desenvolvimento sustentável se tornou pauta nas faculdades, escolas e empresas dos países participantes. Com o passar do tempo, outros eventos e tratados foram discutidos e assinados com o objetivo de tentar o futuro sombrio que aguarda as próximas gerações.

Por esse motivo, é essencial que se adote o tema da sustentabilidade nas escolas desde cedo com o intuito de formar adultos mais conscientes e responsáveis. Ao se pensar um espaço atento às causas do meio ambiente, valores como ética e empatia são trabalhados no cotidiano de forma interativa.

O Colégio Domus conta com um corpo docente engajado e alinhado à demanda da sustentabilidade. Por meio de projetos e ações socioambientais, a escola consegue investir na ação pedagógica atrelada com temáticas multidisciplinares.

Além disso, o aluno do Domus tem um papel ativo nas práticas sustentáveis. Esse hábito de botar a “mão na massa” auxilia diretamente na formação de um indivíduo responsável dentro do contexto social.

Pequenas mudanças diárias são a raiz do desenvolvimento desse cidadão exemplar.