O pequeno movimento faz a diferença
O que é a psicomotricidade?
A psicomotricidade é a ciência que estuda o movimento do corpo humano em relação ao interior e exterior social. Inicialmente, a psicomotricidade era objeto de correção para deficiências ou debilidades físicas, porém com o avanço dos estudos e da tecnologia ela passou a ocupar um local essencial no desenvolvimento infantil.
A criança articula sua comunicação, incluindo a expressão de vontades e afetividades, por meio de seus movimentos motores. O movimento, o intelecto e o afeto são os três pilares que baseiam todo o crescimento inicial do pequeno.
A sua origem acadêmica ocorreu na França do século 19. O termo surgiu a partir de um discurso médico resultante de estudos sobre as afasias (deficiência de linguagem) realizados pelo neuropsiquiatra austríaco Karl Wernicke.
Após o desenvolvimento no campo da medicina, a psicomotricidade iniciou sua diversificação em três linhas de atuação: métodos da Educação Física, reeducação psicomotora eclética e terapia psicomotora.
Em 1974, na Bélgica, foi fundada a Sociedade Internacional de Terapia Psicomotora.
A psicomotricidade tem alguns objetivos principais que norteiam toda sua prática:
– Expandir a sensibilidade e a resposta corporal;
– Valorizar a identidade e a autoestima;
– Expressar as emoções reais;
– Despertar a ação criativa;
– Criar segurança social;
– Gerar uma consciência coletiva.
Os pequenos movimentos fazem a diferença no nosso futuro!
Colégio Domus
O Colégio Domus é reconhecido por seu projeto pedagógico alinhado à filosofia Montessoriana e, dessa forma, o desenvolvimento da psicomotricidade é um dos aspectos-chave no cotidiano de nossos alunos.
A prática se baseia na inclusão de interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas para compreender a capacidade de a criança ser e se expressar, por meio de um movimento em um assunto psicossocial.
Tô no Domus. Tô no mundo.
Redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/colegiodomusoficial/
Leave a Comment