O pequeno movimento faz a diferença

O que é a psicomotricidade?

A psicomotricidade é a ciência que estuda o movimento do corpo humano em relação ao interior e exterior social. Inicialmente, a psicomotricidade era objeto de correção para deficiências ou debilidades físicas, porém com o avanço dos estudos e da tecnologia ela passou a ocupar um local essencial no desenvolvimento infantil.

A criança articula sua comunicação, incluindo a expressão de vontades e afetividades, por meio de seus movimentos motores. O movimento, o intelecto e o afeto são os três pilares que baseiam todo o crescimento inicial do pequeno.

A sua origem acadêmica ocorreu na França do século 19. O termo surgiu a partir de um discurso médico resultante de estudos sobre as afasias (deficiência de linguagem) realizados pelo neuropsiquiatra austríaco Karl Wernicke.

Após o desenvolvimento no campo da medicina, a psicomotricidade iniciou sua diversificação em três linhas de atuação: métodos da Educação Física, reeducação psicomotora eclética e terapia psicomotora.

Em 1974, na Bélgica, foi fundada a Sociedade Internacional de Terapia Psicomotora.

A psicomotricidade tem alguns objetivos principais que norteiam toda sua prática:

– Expandir a sensibilidade e a resposta corporal;

– Valorizar a identidade e a autoestima;

– Expressar as emoções reais;

– Despertar a ação criativa;

– Criar segurança social;

– Gerar uma consciência coletiva.

Os pequenos movimentos fazem a diferença no nosso futuro!

O Colégio Domus é reconhecido por seu projeto pedagógico alinhado à filosofia Montessoriana e, dessa forma, o desenvolvimento da psicomotricidade é um dos aspectos-chave no cotidiano de nossos alunos.

A prática se baseia na inclusão de interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas para compreender a capacidade de a criança ser e se expressar, por meio de um movimento em um assunto psicossocial.