Planeta Vida?

COP-27

O nosso planeta clama por mudanças no consumo e na preservação do meio ambiente. O ciclo da natureza, ironicamente, já deixou de ser natural há muito tempo e consequentemente os seres vivos são impactados por isso diariamente.

Cada lixo jogado no chão, cada carro poluidor na rua, cada fábrica aberta, cada plástico no mar… todos esses elementos que passam despercebidos no nosso olhar corriqueiro ameaçam constantemente o equilíbrio do planeta Terra.

As consequências já batem à nossa porta – e não é de hoje.  Podemos citar o derretimento das geleiras, a destruição da camada de ozônio, a extinção de espécies de animais e plantas, diversas novas doenças, a erosão do solo, entre outros problemas.

Com o intuito de amenizar esses efeitos e evitar novos problemas, organizações e governos do mundo todo realizam tratados e reuniões para debater e elaborar novas estratégias para o futuro.

A COP, que se adequa na descrição acima, é a mais importante conferência climática realizada anualmente. Sua sigla em inglês significa ‘Conferência das Partes’ e representa a associação de todos os países membros para avaliar a situação das mudanças climáticas e naturais do planeta.

Sua origem se relaciona diretamente com a ECO-92 realizada no Rio de Janeiro. O evento em questão reuniu 197 países para assinar um tratado com o intuito de amenizar o efeito estufa na atmosfera.

Em função desse tratado, a pauta ambiental ganhou importância mundial e influenciou a criação da primeira COP em 1994, na Alemanha. Desde a primeira data, anualmente a ONU convoca todos os países do mundo para a cúpula climática.

A COP-27, realizada no início deste mês no Egito, teve suas conversas guiadas pelo novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Durante os 12 dias de evento, os países participantes debateram sobre o impacto climático nas finanças mundiais, a contenção do aquecimento global e a adaptação climática atual. Além de falar sobre os métodos de redução de emissões poluentes e os compromissos debatidos nas conferências anteriores.

Vale lembrar que o futuro do nosso planeta é responsabilidade de todos e só existirá de forma sustentável se as mudanças e compromissos sugeridos passarem do papel para a prática.

Aqui no Colégio Domus incentivamos nossos estudantes desde cedo a cuidarem do meio ambiente e a desenvolverem um olhar de preservação para nosso planeta. Dessa forma, o pensamento responsável já fará parte da personalidade dos futuros jovens que comandarão o país.

Além dos diversos projetos ao longo do ano, o colégio aproveita as datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente e realiza atividades para promover ainda mais a conscientização dos alunos e familiares.

Somente no segundo semestre, trabalhamos tanto dentro quanto fora da sala de aula o Dia da Árvore, 21 de setembro, e o Dia da Natureza, 4 de outubro.

Além disso, o projeto “Vida Prática” e as aulas de Educação Ambiental também nos auxiliaram a manter o tema da preservação da fauna e flora sempre em destaque.