A essência da vida

Dia da Árvore

A árvore tem a sua origem há mais de 300 milhões de anos, em uma época que inclusive antecede a existência dos dinossauros. A cada período que passava, as árvores se desenvolviam com o intuito de se adaptar aos ambientes em que viviam – caules, raízes, folhas e flores eram características inexistentes em um primeiro momento.

Celebrado no dia 21 de setembro no Brasil, o Dia da Árvore foi escolhido por estar próximo ao início da primavera. Um dos objetivos dessa data é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.

As árvores se caracterizam por serem plantas lenhosas de grande porte que apresentam um caule. Essas belezas naturais se multiplicaram em mais de 70.000 espécies diferentes, cada uma com suas especificações, características e vivências.

Elas são organismos do reino Plantae e são capazes de realizar fotossíntese. Nesse processo, ocorre a absorção de luz solar e gás carbônico para liberar, no final, o tão precioso oxigênio.

As árvores são um símbolo de equilíbrio da natureza, são essenciais para a vida no nosso planeta e nos fornecem diversos benefícios:

São abrigo para vários animais diferentes;

Funcionam como reservas de carbono;

Evitam a erosão do solo;

Fornecem alimentos para diversos seres vivos, incluindo os humanos;

São responsáveis por regulações climáticas;

Reduzem a temperatura ambiente.

Árvore é sinônimo de vida!

O Colégio Domus trabalha na conscientização sobre a importância que as árvores representam no nosso planeta. Os alunos são incentivados a cuidarem da natureza por meio da realização de atividades e projetos.

Uma dessas iniciativas está presente na Educação Infantil e se chama “Vida Prática”. Esse projeto auxilia na preservação do nosso planeta, transformando os valores do cuidado e respeito ao ambiente, plantas e animais em uma vivência cotidiana. Os trabalhos realizados em grupo atuam de forma ativa nessa mudança.

Outra atividade foi desenvolvida pelos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Eles observaram e exploraram a flora existente no próprio colégio, partilhando e debatendo sobre as informações coletadas nesse ecossistema específico.

Tô no Domus. Tô no mundo!