SA mente é parceira do ser humano

Dia Internacional da Saúde Mental

O Dia Internacional da Saúde Mental é comemorado em 10 de outubro e foi instituído para conscientizar a população sobre a importância de proteger a saúde mental dos estigmas sociais. 

Essa data foi criada em 1992 pela Federação Mundial para Saúde Mental e visa a educar o público de forma geral. Em 1994, ocorreu o primeiro outubro com um tema específico: “Melhorando a qualidade dos serviços de saúde mental em todo o mundo”. De lá para cá, vários assuntos dentro do universo da saúde mental foram abordados. 

A iniciativa também recebe o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), por causa das fortes relações que a entidade mantém com os ministérios da saúde e com as organizações da sociedade civil em todo o planeta. 

Cuidar da saúde mental é um passo tão importante na vida das pessoas quanto cuidar do corpo físico – sobretudo nesse período pós-pandemia. Infelizmente, ainda há muito preconceito e uma parcela da população que acredita que o tratamento das questões mentais não merece a devida atenção. Ainda bem que esse cenário está mudando!

A saúde mental, basicamente, é a capacidade do usuário de superar e reagir a diversas tensões, demandas, desafios, mudanças e exigências socioemocionais que acabam surgindo em seu cotidiano. 

Uma pessoa que tem a mente fortificada continua sentindo arrependimento, tristeza, frustração, raiva, porém ela lida de forma melhor com essas emoções e sentimentos. Ser forte não está relacionado à quantidade de vezes que caímos, mas sim, ao número de vezes que levantamos dos tombos da vida. 

Há ainda um cuidado especial que doenças e transtornos, como depressão e ansiedade, devem receber. Fechar os olhos e fazer de conta que não está acontecendo não solucionará o problema. Precisamos estar atentos para pedir e oferecer ajuda.

Essa diretriz se intensifica ainda mais quando estamos falando de crianças e adolescentes, já que eles têm uma percepção mais sensível sobre as ações e falas do cotidiano. Todas as mudanças disruptivas que ocorrem na rotina e no momento em que estamos vivendo podem traumatizar ou influenciar negativamente a personalidade futura do estudante.

Por esse motivo, é fundamental que os responsáveis e os professores sejam próximos, promovam conversas e proporcionem um ambiente mais seguro e confortável para que o aluno possa ser escutado e acolhido. 

Família e escola são a base para as crianças e, nesse sentido, devem ser um modelo de tranquilidade, otimismo e esperança para que os alunos saibam lidar com situações difíceis. 

Colégio Domus

O Colégio Domus sempre tratou a saúde mental como uma prioridade. Por meio de eventos, projetos, palestras e atividades em sala de aula, nossos estudantes são incentivados a terem uma visão positiva da vida, a desenvolverem a empatia com os colegas e a compartilharem seus medos e angústias. 

Como exemplo, podemos citar o Festival Corpo e Mente em Ação, que já realizou inúmeras atividades lúdicas com os profissionais da área em relação aos pais das crianças. O evento contou com oficinas de música, dança, desenho, culinária, pintura, pipa e escultura. 

A motivação gerada pelas atividades foi suficiente para criar um interesse dos estudantes em praticar momentos que acalmem a mente e intensifiquem as relações com os colegas, com os pais e com os professores.

A capacidade de conviver, de aprender e de estar pronto para mudanças é o objetivo final de cada etapa no nosso ensino. O equilíbrio mental é o segredo para um futuro de paz e sucesso.

O futuro do Domus é agora!

Redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/colegiodomusoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/colegiodomus?fref=ts

Leave a Comment