O lúdico na infância

Todo dia é delas: as crianças

A criança na sociedade atual, graças a uma cultura que valoriza a saúde mental e física e o bem-estar geral, é menos orientada para obter resultados e mais estimulada a desenvolver suas habilidades e potenciais de forma completa e saudável. Cada sonho delas, cada vontade e desejo importam.

E elas têm um dia no calendário! A data é comemorada no dia 12 de outubro e surgiu em 1924 no Brasil. Uma curiosidade sobre essa homenagem à criançada brasileira é que o dia só se tornou feriado por que coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada padroeira do país.

Vale destacar ainda um marco importante para nossas crianças que foi a criação, em junho de 1990, do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele pretende manter, mesmo diante de tantas diferenças econômicas e sociais, um patamar único de proteção e defesa de nossos pequenos. E ainda nos convidar, enquanto sociedade, a refletir sobre o tema.

O Dia das Crianças, além de oportunizar essa reflexão, serve para comemorarmos com filhos, sobrinhos, vizinhos a alegria e magia que faz parte do universo infantil, dedicarmos um tempo de qualidade e nos divertirmos ao lado deles, vivenciando o lúdico de forma leve.

O lúdico serve como base para a aprendizagem da criança, principalmente nas escolas. Os projetos que trabalham com o imaginário infantil conseguem expandir a liberdade e o conhecimento geral do pequeno.

Cada etapa desse instrumento metodológico possibilita um relacionamento saudável com as pessoas ao redor do aluno e promove um crescimento cognitivo e afetivo mais eficaz.

O saber aliado à imaginação se torna intuitivo e essencial!

Aqui no Colégio Domus, promovemos atividades lúdicas a partir do Berçário, incentivando o crescimento e o aprendizado das crianças. Essas ações são indispensáveis para o crescimento de nossos pequenos, já que eles aprendem a se relacionar e a se expressar mais facilmente.

Na semana da criança, preparamos diversas atividades lúdicas que incluem olimpíadas esportivas, sessões de cinema, oficinas de arte, contação de histórias, recreação e muitos outros jogos.

Desde pequeno, no Domus seu filho é preparado para o mundo!