Créditos: Ricardo Matsukawa

Espaço para a imaginação das crianças

O que são brinquedos não estruturados?

Brinquedos não estruturados estimulam a inteligência e o desenvolvimento das crianças. São materiais simples, como caixas de papelão, tecidos, garrafas, embalagens diversas, entre outros, que permitem às crianças transformarem objetos, fazendo deste momento uma oportunidade nova e enriquecedora e abrindo as portas para um mundo de fantasia, imaginação e criatividade.

Dessa forma, um cone pode virar um binóculo, um canudo pode virar um telefone, um rolo se torna um jarro com lindas flores, a caixa de papelão se transforma em bandeja. Assim, brincando, as crianças criam suas narrativas e constroem seus espaços.  

A utilização de brinquedos não estruturados possibilita uma brincadeira livre, sem uma lógica fechada a ser seguida no momento de brincar. A brincadeira se transforma de acordo com a imaginação da criança. As oportunidades de construção e desconstrução surgem a todo momento, reforçando as habilidades cognitivas. Estes brinquedos aguçam as habilidades motoras, favorecendo o desenvolvimento e  enriquecendo a experiência sensorial. 

O papel do professor diante dos materiais não estruturados é ampliar as possibilidades, mostrar como formas diferentes de uso desses materiais proporcionam novas descobertas, além de estimular a imaginação, a criatividade e o aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas em desenvolvimento. Também é uma excelente oportunidade para conversas e discussões acerca da sustentabilidade e do consumo consciente.

Benefícios da utilização dos brinquedos não estruturados na Educação Infantil.

Estimular a criatividade e a imaginação:

Criatividade e imaginação são mais bem desenvolvidas quando desafiadas; e para isso os brinquedos não estruturados são muito oportunos. As oportunidades de interação surgem conforme a brincadeira se desenvolve.

Auxiliar no aprendizado:

Pedagogicamente, estes brinquedos são aproveitados também como forma adicional de assimilação do conhecimento. São numerosas as áreas de aprendizado que deles se beneficiam, como Matemática, Ciências Humanas e Física, dentre outras.

Tornar o brinquedo duradouro, preservando o meio ambiente:

O brinquedo não estruturado permite uma infinidade de brincadeiras. Ele não se limita a um período ou perfil de atividade, como acontece com certos brinquedos convencionais, que são feitos para determinadas ações e são deixados de lado depois de poucos dias pois não oferecem novos desafios.  

Com blocos de montar, por exemplo, a brincadeira se reinventa e é infinita. Pode-se criar um  jogo, construir uma torre, fazer figuras dispondo as peças no chão, inventar competições e por aí vai. O brincar vai se transformando conforme o olhar de quem brinca. 

Sendo assim, o brinquedo é usado por muito mais tempo, gerando um impacto menor na produção de lixo, ponto fundamental pensando nos recursos do nosso planeta.

Lista de materiais não estruturados para aguçar a imaginação:

  • Papelão
  • Caixas de ovos
  • Rolos de papel
  • Fitas adesivas
  • Botões
  • Retalhos
  • Tinta
  • Tampas
  • Folhas de árvores
  • Pedrinhas
  • Papéis 

Os alunos da Educação Infantil do Domus se divertiram recentemente, por exemplo, dando vida a caixas de papelão e cabos de vassoura, imersos em um  jogo simbólico. Confira as fotos em nosso site e redes sociais!

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