Muito além da Matemática e do Português, a importância da escola na formação de pessoas

O ambiente escolar é essencial para que os estudantes aprendam valores e sua relevância como cidadãos

A escola é o local em que crianças e jovens passam boa parte do tempo, aprendem a se socializar e a viver em comunidade. Por isso, muito mais do que ensinar as disciplinas que compõem o currículo escolar obrigatório, os colégios são fontes importantes para que essa geração tenha valores, normas, propósitos e encontre seu lugar no mundo.

Formação humana na escola:

Os responsáveis saem de casa, muitas vezes bem cedo, e confiam seus filhos às escolas e aos professores. Alguns alunos chegam a ficar mais de dez horas no ambiente escolar, o que significa mais da metade do dia, considerando as horas de sono. Achar que a função do colégio é apenas ensinar Matemática e Português é minimizar o papel da instituição e de todos que estão envolvidos.

Socialização com outros alunos, normas, direitos, deveres, consciência coletiva e até bom senso são aprendidas no dia a dia das aulas. É na escola que eles vão construir suas relações e entender, na prática, o que é ética, certo e errado.

Integração Casa x Escola:

Mas e o ambiente familiar, não conta? Conta e muito. A escola é um complemento, um enorme auxílio para que conceitos primordiais do ser humano sejam incluídos na formação de cada indivíduo. Porém, se dentro de casa os jovens não são estimulados a terem ética e senso de coletividade, o trabalho do colégio pode estar perdido.

A integração das famílias com professores, coordenadores e os propósitos da instituição precisa existir.

Escolhendo escola pelos seus propósitos:

Visitar a escola que seu filho vai estudar é o princípio de tudo. Fazer a ambientação, pesquisar, conversar com professores e coordenação são tarefas essenciais dos responsáveis. Busque escolas que conversem com seus princípios e propósitos. Busque instituições que se preocupem com a formação social do aluno e não foquem apenas nas disciplinas curriculares.

Estimulando as crianças e jovens:

Desenvolver o jovem é uma necessidade. Ensiná-lo a ter autonomia e responsabilidade é um papel dos pais e da instituição em conjunto. Incentivá-los a tomar decisões, a cooperar com os colegas, propor desafios usando a imaginação e a criatividade são exercícios que ensinam de forma lúdica e estimulam o aluno a desenvolver a intuição e a capacidade crítica de analisar a sociedade e o ambiente em que vive.

Debates, discussões e desenvolvimento de projetos individuais e em grupo podem ser trabalhados nas escolas para encorajar os jovens a se posicionarem acerca de diversos assuntos.

Ação e Reação:

A terceira Lei de Newton não fala apenas de Física, mas engloba muitos aprendizados importantes. Saber que todas as suas ações vão refletir na sociedade e na vida de outras pessoas é parte do nosso ser e pode ser aprendido na escola.

Atividades e dinâmicas que envolvam bate-papos, debates entre alunos, ensinam ao jovem a ouvir e entender o que é ser justo e consciente.

Aprender quais são os seus direitos e deveres e como lutar por eles criará uma geração mais integrada à sociedade e que saberá a importância de ter opinião e respeitar a do outro. Mostrar para os estudantes que eles fazem parte de um todo e que esse todo tem voz e precisa ser ouvido auxiliauma cultura de diversidade e transformação.

A vida adulta não é fácil e estamos aqui para prepará-los para ela

Os adultos sabem que a vida não é simples. Precisamos reunir diversas qualidades para que o convívio e a sobrevivência sejam saudáveis. Boletos, empregos, chefes, trânsito e tantas outros desafios aparecem e podem desestruturar qualquer um; imagina aquele que não foi preparado para essa fase!

Formar um cidadão consciente abrange muito mais do que um profissional bom, fala sobre como essa pessoa vai encarar todos os pormenores que surgirem em sua vida, como vai entender e praticar a autonomia e como fará escolhas de forma assertiva.

A escola, desde cedo, pode e deve auxiliar crianças a lidarem com essas adversidades que vão acontecer. Palestras, trabalhos extracurriculares, projetos sociais e atividades que promovam socialização são alguns dos tipos de funções que as instituições podem desenvolver.

No Domus, o acolhimento e a empatia fazem parte de todos os períodos escolares. Olhar com carinho e respeito para o colega é um dos pilares da escola. Aqui, incentivamos que nossos alunos se expressem e sejam ouvidos. Queremos uma convivência organizada e respeitosa.

Assim, nossos alunos conhecem e reconhecem seus potenciais e valores. Eles recebem exemplos de conceitos importantes para a formação humana, eles entendem o que é solidariedade, justiça, empatia e o quanto compreender e ser compreendido é fundamental.