Créditos: Ricardo Matsukawa

Gamificação nas escolas

A metodologia usa elementos dos jogos no sistema de aprendizagem

As escolas buscam constantemente formas de ensinar que despertem o interesse dos alunos pelo saber. Um desses novos caminhos é a gamificação, tendência do mundo empresarial que cada vez mais se expande para a educação.

Utilizando ferramentas como tablets, smartphones e computadores, a gamificação torna o aprendizado mais dinâmico e atraente para os estudantes.

Por que investir nessa estratégia?

O importante na gamificação é que o professor visualize a estratégia como um incentivo à aprendizagem, associando os conteúdos ensinados aos alunos para ampliar e aprofundar os temas.

Com a evolução da tecnologia, a gamificação se torna mais arrojada, com lousas interativas, tablets e os próprios smartphones, permitindo que o processo seja ainda mais interativo.

Tais ferramentas tecnológicas não são mais vistas como dispositivos usados apenas para lazer, mas também como um meio primordial para os estudos.

Os benefícios da gamificação

Conheça os benefícios da gamificação em sala de aula

Traz dinamismo ao aprendizado

A gamificação deixa o conteúdo mais atrativo e as aulas se tornam mais dinâmicas, envolvendo todos os alunos e proporcionando uma quebra de rotina, o que é muito importante para manter os estudantes motivados e interessados em aprender.

Reaviva o interesse e a motivação do aluno

Com a gamificação, os alunos trocam conhecimentos, partilham sugestões para a resposta de problemas, mostram ideias e conceitos uns aos outros. Com isso, o estudante passa a  ser autor do seu processo de aprendizagem e o professor atua como um guia para o conhecimento, trazendo a responsabilidade para o aluno.

Desenvolvimento de competências

A gamificação colabora com o progresso escolar e traz movimento às aulas. Enquanto estratégia, é eficaz no desenvolvimento de habilidades e competências.

Com os desafios propostos nos jogos, o aluno trabalha questões que ainda estavam em conflito ou permaneciam adormecidas, esperando um ponto de partida para serem aperfeiçoadas.

No Colégio Domus, a gamificação já é uma realidade. Utilizamos o Kahoot, que é um aplicativo de perguntas e respostas no qual é possível criar um sistema de pontuação.

Os professores conseguem elaborar perguntas específicas sobre um assunto para compartilhar com os estudantes nas aulas, auxiliando na fixação e entendimento dos conteúdos apresentados.

Tô no Domus. Tô no Mundo.

Conheça mais sobre esse tema acessando nosso site e redes sociais!