Créditos: Ricardo Matsukawa

Filosofia Montessoriana

O ensino integrado

O método de ensino montessoriano teve a sua criação em 1907. Ele foi uma obra da médica e pedagoga italiana Maria Montessori. Uma curiosidade interessante é que ela foi a primeira médica formada na Itália.

Durante a faculdade, ela observou que as crianças com deficiência mental conseguiam se desenvolver quando recebiam uma educação guiada com foco na coordenação motora e que respeitasse a autonomia característica de cada uma. Na época em questão, essas crianças eram vistas pela sociedade, de forma preconceituosa, como ineducáveis.

De acordo com a própria Maria Montessori, o princípio por trás dessa metodologia é o “ajude-me a agir por mim mesmo”, ou seja, todo ser humano é capaz de ser independente e cabe à escola desenvolver essa autonomia no processo de ensino. Isso acontece por meio de um conjunto de práticas e teorias que possibilitam a libertação da verdadeira natureza do indivíduo. Desse modo, a criança pode ser compreendida e a educação se desenvolverá com base na evolução dela própria.

A cada fase do ensino, as necessidades biológicas e psicológicas dos jovens mudam, portanto, a compreensão mais completa permite que os recursos adequados possam ser utilizados. Dessa forma, o ambiente escolar se torna intuitivo e acompanha os interesses de todas as partes envolvidas.

A educação montessoriana se baseia nos conceitos Cósmico e Científico. O primeiro serve para organizar e estimular a imaginação presente naquele espaço, evidenciando que existe uma tarefa para todos e que o ser social deve cumprir o seu papel na manutenção do mundo. O segundo se aplica como um fenômeno que defende o método científico para melhor entender a eficácia do ensino no cotidiano, seguindo observações, hipóteses e teorias como base deste guia.

Os dois personagens principais do método montessoriano, e que devem estar em uma relação de equilíbrio, são os alunos e os professores. O profissional preparado auxilia a criança em seu desenvolvimento; conhecendo as fases de aprendizado e por meio de ferramentas eficazes, ele guia o estudante em seu desabrochar. Já o aluno é qualquer criança em seu desenvolvimento natural, que se utiliza do ambiente fornecido para expressar suas características e desejos inatos.

O Colégio Domus se apoia na filosofia montessoriana desde a sua criação. A nossa educação se baseia na percepção do aluno como um ser único, com necessidades de atendimento individual. Atividades e projetos desenvolvidos favorecem a construção do conhecimento a partir da interação coletiva, do espírito de equipe e do pensamento crítico e reflexivo.

Do Berçário ao Ensino Médio, a formação é integral e multidisciplinar, focando no desenvolvimento das habilidades e competências do aluno. O objetivo é tornar o estudante o grande protagonista da sua própria história, com a autonomia necessária para desempenhar um papel ativo na sociedade.

O ambiente seguro e afetivo reforça o sentimento de acolhimento e complementa esse ambiente seguro em que a criança é auxiliada e incentivada a exercer sua liberdade.

Venha nos visitar e conhecer mais sobre como preparamos alunos para serem cidadãos autônomos!